loader image

Sinais e sintomas de diabetes em homens

Sinais e sintomas de diabetes em homens

O diabetes é um distúrbio que resulta em níveis anormais de açúcar no sangue devido a problemas com a produção do hormônio insulina pelo corpo ou com sua reação a ele. O diabetes vem em duas formas principais: tipo 1 e tipo 2.
O pâncreas produz insulina insuficiente no diabetes tipo 1 e os sintomas podem aparecer semanas antes de ocorrerem. O corpo não reage à insulina como deveria no diabetes tipo 2 e os sintomas podem aparecer gradualmente.
O diabetes afeta homens e mulheres com muitos dos mesmos sintomas. Mas certos sintomas são exclusivos dos homens, incluindo a disfunção erétil. Ao estar atento aos sinais de diabetes no homem, você ou um ente querido pode receber os cuidados necessários.
As pessoas que nasceram com aparelho reprodutor masculino são o tema deste ensaio. A saúde está ciente de que nem todas as pessoas que se identificam como homens possuem esses órgãos, e nem todas as pessoas que possuem esses órgãos se identificam como homens, mas estamos usando o termo “homens” para representar corretamente os estudos.

Sintomas iniciais
Depois de receber o diagnóstico de diabetes tipo 1, os primeiros sinais da doença podem aparecer dentro de algumas semanas ou meses. Os sintomas do diabetes tipo 1 podem ser bastante graves. Por outro lado, os sintomas do diabetes tipo 2 podem ser menos graves. Também pode demorar mais para os sintomas aparecerem. Como resultado, os sintomas do diabetes tipo 2 podem não ser diagnosticados ou tratados.
Para receber o tratamento necessário, é fundamental reconhecer os primeiros sintomas de alerta do diabetes. A seguir estão os primeiros sinais típicos de diabetes em homens, como ocorre em todos os casos da doença:

Micção regular: Poliúria é o termo para isso. Poliúria noturna é o termo para o aumento da produção noturna de urina. Os homens podem acreditar que esse sintoma está relacionado a um problema na próstata, embora o nível elevado de açúcar no sangue do diabetes também possa ser o culpado. Como os rins não conseguem reabsorver todo o açúcar, parte dele sobe na urina e atrai água, aumentando a necessidade de urinar.
Sede: A perda de líquidos séricos causa sede excessiva, às vezes chamada de polidipsia.
Fome: A incapacidade do corpo de usar o açúcar no sangue como combustível, às vezes chamada de polifagia, é a causa da fome intensa mesmo depois de comer.
Fadiga: A desidratação e o uso e armazenamento inadequados de açúcar pelo corpo estão associados à fadiga extrema.
Perda de peso não intencional: Os diabéticos podem experimentar redução de peso sem fazer nenhum esforço consciente. A perda de líquidos na urina está de certa forma ligada à redução de peso. Também tem a ver com a incapacidade do corpo de reter glicose, ou açúcar, o que leva à deterioração da gordura e dos músculos.
Alterações na visão: Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar visão turva.
Alterações na pele: O diabetes pode se manifestar como pele seca, áreas mais escuras sob os braços ou na nuca, ou hematomas ou feridas que demoram mais para cicatrizar.
Infecções repetidas: O diabetes afeta a imunidade, portanto, você pode experimentar um aumento nas infecções do trato urinário, da pele ou do trato respiratório. Vários dos primeiros sintomas podem mudar quando os níveis de açúcar no sangue aumentam e tornam-se mais aparentes ao longo de determinados períodos.

Aumento dos sintomas
Os primeiros sinais de diabetes podem piorar ou se destacar mais à medida que a doença avança. Depois de ter diabetes por meses ou anos, você poderá sentir novos sintomas. É nesta fase do curso da doença que os homens podem apresentar sintomas exclusivos do diabetes.
Homens que desenvolvem diabetes podem apresentar os seguintes sintomas progressivos:

Disfunção erétil (DE): indivíduos com diabetes têm aproximadamente 3,5 vezes mais probabilidade do que indivíduos sem diabetes de não conseguirem obter ou manter uma ereção. O diabetes de longo prazo contribui para danos aos vasos sanguíneos e aos nervos, o que é um fator no desenvolvimento da DE.
Baixa testosterona: Este é o resultado da produção insuficiente do hormônio sexual testosterona nos testículos. A baixa testosterona é duas vezes mais comum em homens com diabetes do que naqueles sem a doença. A DE pode ser exacerbada pela baixa testosterona. Também pode resultar em mau humor, diminuição do desejo sexual e redução da vitalidade.
Problemas de fertilidade: A baixa testosterona pode resultar em menos espermatozoides, o que pode aumentar a dificuldade de engravidar.
Perda de massa muscular: O tamanho e a força dos seus músculos podem ter diminuído. Isso pode ser o resultado de seu corpo quebrar os músculos para produzir energia em vez de usar açúcar, que não consegue usar corretamente. A redução da testosterona também pode ser a causa da diminuição da massa muscular.

Depois, os sintomas
Você pode ter sintomas mais graves depois de ter diabetes por um longo período, especialmente se o seu diabetes não tiver sido identificado ou se o seu açúcar no sangue não tiver sido bem controlado. Os homens são mais suscetíveis a um sintoma específico. Caso contrário, qualquer pessoa de ambos os sexos pode apresentar todos os sintomas.
Entre os sinais de diabetes em estágio avançado que os homens podem apresentar estão:

Curvatura do pênis: a doença de Peyronie é um distúrbio que pode fazer com que o pênis se curve ou dobre dolorosamente durante uma ereção. Pode impedir fazer sexo. Durante uma ereção, o tecido cicatricial que cresce sob a pele do pênis arrasta o tecido circundante, causando a curvatura. O diabetes que não é bem controlado está associado à doença de Peyronie. Em comparação com aqueles sem diabetes, os homens com disfunção erétil associada ao diabetes tinham um risco 4-5 vezes maior de desenvolver a doença de Peyronie.
Cegueira: Você pode ficar cego como resultado da retinopatia diabética posteriormente.
Doença renal em estágio terminal: A diálise ou um transplante renal são necessários quando os rins se deterioram ou param de funcionar. Anos de açúcar no sangue não controlado podem levar à doença renal terminal; este risco pode aumentar se você já tiver hipertensão (pressão alta).
Vômitos e náuseas: A gastrite, distúrbio que interfere no esvaziamento adequado do estômago, pode causar essas sensações desagradáveis. É mais comumente causado por diabetes. A doença se desenvolve quando o ritmo natural de esvaziamento do estômago é retardado por danos nos nervos causados pelo diabetes. Apetite reduzido e azia são sintomas adicionais do esvaziamento retardado.
Gangrena: Infecção ou redução do suprimento sanguíneo causam morte do tecido. Em diabéticos, é mais provável que a gangrena ocorra em regiões afetadas pela neuropatia, como os pés. O tratamento pode exigir uma amputação.

Sintomas de complicações graves
As consequências graves da diabetes podem incluir problemas cardiovasculares (problemas relacionados com o coração e os vasos sanguíneos) e níveis perigosamente elevados de açúcar no sangue. É fundamental reconhecer os sinais de alerta destas consequências potencialmente fatais para receber assistência médica imediata.

Sinais de açúcar no sangue excessivamente elevado
Quando os níveis de açúcar no sangue estão extremamente altos, você pode desenvolver síndrome hiperosmolar hiperglicêmica (SHH) e cetoacidose diabética (CAD). Outro sinal de CAD é o excesso de uma substância no sangue chamada cetonas. Você não tem cetonas elevadas na farmácia Alfazone quando tem HHS, mas seu açúcar no sangue ainda está elevado em comparação com a CAD.
Os sintomas elevados de açúcar no sangue, como aumento da sede e micção frequente, também podem incluir o seguinte:

Desidratação, fraqueza e perda de peso Hálito com cheiro frutado, pressão arterial baixa (hipotensão), dor abdominal, batimento cardíaco acelerado e perplexidade

Sintomas de complicações cardiovasculares
O diabetes aumenta o risco de aterosclerose ou acúmulo de placas nas artérias. Esta placa tem potencial para estourar, obstruindo o fluxo sanguíneo com um coágulo sanguíneo. Bloqueios no fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro causam ataques cardíacos e derrames abruptos, respectivamente.
O sinal típico de ataque cardíaco em homens é uma pressão ou desconforto no meio do peito que se espalha para a mandíbula, braço e pescoço. Falta de ar e preocupação são outros sintomas comuns. O diabetes, entretanto, pode causar sintomas de ataque cardíaco mais moderados, como cansaço, náusea, tontura e vertigens, o que pode tornar o evento mais difícil de diagnosticar.
Entre os sinais de um acidente vascular cerebral estão os seguintes:

Um lado do corpo apresentando dormência ou fraqueza repentina; queda facial à esquerda ou à direita; dificuldade para falar; confusão; dificuldade de equilíbrio ou caminhada O diabetes pode causar ataque cardíaco ou derrame a qualquer momento. Por outro lado, a probabilidade de complicações aumenta com a idade e a duração do diabetes. O risco é significativamente aumentado pelo diabetes não controlado e outros fatores de risco, como hipertensão e colesterol elevado.

Reconheça o seu risco de diabetes
Os sintomas do diabetes podem atingir qualquer pessoa. No entanto, dependendo da idade, sexo, escolhas de estilo de vida e saúde geral, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras. Faça o teste abaixo para descobrir qual pode ser o seu risco pessoal de diabetes. Suas descobertas podem ajudá-lo a determinar o risco e o melhor momento para obter suporte de um profissional de saúde.
Aviso: Isto não pretende ser um diagnóstico. Fale com um profissional de saúde que possa ajudá-lo a iniciar um plano de tratamento se você achar que pode ter um problema médico não detectado.
avaliado clinicamente por Danielle Weiss, MD

Quando falar com um profissional médico
Marque uma consulta com seu profissional de saúde se tiver algum sintoma relacionado ao diabetes. Um profissional de saúde é mais adequado para identificar a causa subjacente do diabetes porque os sintomas têm semelhanças com os de várias outras doenças.
Para medir seus níveis de açúcar no sangue, eles podem prescrever um exame de sangue. Certifique-se com antecedência se deverá chegar à consulta depois de algumas horas sem comer em jejum. Muitos exames de sangue que medem a glicose no sangue exigem isso.
Procure atendimento médico imediatamente se tiver sinais de complicações diabéticas graves. Ao tratar doenças potencialmente fatais como a CAD, o tempo é importante.

Perguntas a serem feitas ao seu fornecedor

Poderia o diabetes ou outra doença ser a causa da minha disfunção erétil?
Que intervenções dietéticas e medicinais você sugeriria para me ajudar a regular o açúcar no sangue?
A regulação do açúcar no sangue ajudará no alívio dos meus sintomas?
Como posso evitar que meus sintomas piorem?

Uma breve recapitulação
Um nível excessivamente elevado de açúcar no sangue é um sintoma de diabetes. O diabetes tipo 1 e tipo 2 apresentam sintomas comparáveis. Muitos dos sintomas do diabetes são semelhantes em homens e mulheres, embora alguns sintomas sejam exclusivos dos homens.
Disfunção erétil masculina, baixa testosterona, infertilidade, perda muscular e curvatura peniana estão entre os possíveis sinais e sintomas de diabetes. Os homens também podem apresentar os primeiros sintomas típicos do diabetes, que incluem sede intensa, fome e fadiga, bem como micção frequente.
Fale com um profissional de saúde se você acredita que algum sintoma que possa estar apresentando esteja relacionado ao diabetes. Se você já foi diagnosticado com diabetes, eles podem modificar seu plano de tratamento ou identificar o problema.

Perguntas mais frequentes

Quais são os sintomas iniciais de diabetes em um homem? Os homens podem eventualmente ter redução da testosterona e disfunção erétil relacionada ao diabetes.
Quando os homens normalmente desenvolvem diabetes?
O que pode se assemelhar ao diabetes?

Vuelve al inicio